"Quem olha para fora sonha,
Quem olha para dentro acorda"
(Jung)

quarta-feira, 16 de março de 2011

Psicologia da Gravidez - "Maternidade"

 
 
Este tema é voltado para a preparação psicológica da gestante e dos familiares (principalmente de "primeira viagem"), pois tão importante quanto o acompanhamento médico pré-natal é a assistência e a orientação psicológica a gestante. Cada um contribuindo para a saúde física e mental da mamãe e do bebê.
Ter um filho envolve mais que uma decisão de momento, torna-se um compromisso para toda a vida e estar grávida suscita dúvidas e temores naturais e esperados, pois toda mudança envolve perdas e ganhos. No relacionamento familiar, novas atitudes e responsabilidades surgem, e percebemos como é fundamental o esclarecimento das ansiedades e preocupações que envolvem a decisão de se ter um filho.
A gravidez pode acontecer num momento não esperado ou planejado, como é o caso de adolescentes que acreditaram que “isso” nunca aconteceria, ou mesmo de adultos que não se encontravam numa relação estável, ou de casais que priorizaram a carreira profissional frente ao desejo de construir uma família. Em qualquer desses casos, a gravidez nesse momento pode ser importuna.
Na gravidez, os pais se percebem mais vulneráveis emocionalmente e não encontram significado para suas questões mais profundas e remotas. Ocorre, então, um retorno à infância. Neste momento, o modo como cada um percebeu e vivenciou sua família de origem, irá permear todo esse período de espera; angustias e incertezas, alegrias e esperanças. Assim, o modelo de pais que tiveram constituirá a base do que pretenderão ser, imitando-os ou rejeitando-os.
A sexualidade é outro tema que causa grande preocupação nos futuros pais. Mesmo que tenham sido liberados pelo ginecologista que os assiste, é como se a relação sexual, após cumprir seu papel de preservação da espécie, perdesse a função do prazer pelo prazer.
Náuseas e vômitos, desejos e aversões, constipações e diarréias, instabilidades emocionais..., são alguns dos sintomas comuns na gravidez, mas que também trazem consigo significados psicológicos a serem desvendados.
Diversos temas podem ser abordados, sempre com objetivo de possibilitar uma vivência mais equilibrada de todas as emoções e manifestações que ocorrem na gravidez e na maternidade; tudo isso pode ser questionado e avaliado no atendimento psicoterapico. 
A terapia durante a gestação equilibra o estado emocional poupando a criança e a mãe. Ajuda a evitar a tão temida depressão pós parto e proporciona maior confiança e auto estima da mulher. 

3 comentários:

  1. Obrigada por passar em meu blog...tbm estou te se]guindo...adorei este post sobre psicologia e gravidez...
    Bom fds pra ti!!

    ResponderExcluir
  2. oi querida! fui aprender a tira o leite manualmente, nossa doi de mais! dai descobrimos q estou com pouco leite e tenho q complementar com aptamil! leite consigo tirar so por gotinhas! espero q voltei logo a ter leite em abundancia, tb queria doar! abraços!

    ResponderExcluir
  3. Oi Re! Vim conhecer teu cantinho, adorei o post!
    Beijos

    ResponderExcluir