"Quem olha para fora sonha,
Quem olha para dentro acorda"
(Jung)

terça-feira, 22 de março de 2011

A importância da amamentação


Se as vantagens nutricionais sobre a amamentação são indiscutíveis, podemos afirmar que as vantagens psicológicas  são igualmente importantes. Costumo dizer que o leite materno é amor puro, por isso faz bem ao corpo e a mente.
O seio da mãe faz o papel do cordão umbilical, ou seja, depois que o  bebê nasce, o canal de comunicação tão estreito entre mãe e feto, é cortado. Este corte representa o rompimento da sua dependência física e da garantia de que a natureza se encarregava de alimentá-lo. No lugar, aparece a alimentação através do seio materno acima de tudo.                                                            
Este rompimento simboliza um começo de vida independente, que por ocorrer de uma forma brusca, é amenizada pelo ato de amamentar. De repente, depois do parto, o bebê está num ambiente em que sentirá tudo pela primeira vez: o ar, a temperatura, a visão, o tato. É este contato, através do peito que devolverá a segurança e o calor, estes que estavam praticamente garantidos quando estava no útero. Assim, o desligamento do corpo da mãe, pode ser lento e progressivo, até que chegará o tempo em que o bebê não mais precisará deste leite e nem desta segurança tão estreita. Isto explica também, porque o contato do bebê com o corpo da mãe, o acalma e o conforta. Ele precisa muito disso e, garanto, não ficará mal acostumado.
O desenvolvimento afetivo, então, inicia-se nesta relação que se estabelece entre mãe e bebê e este começo poderá ser decisivo para criar um vínculo de amor e confiança, tão necessários para a educação de nossos filhos.
                Já, quando falamos em educação e amamentação, uma das primeiras coisas que podemos perceber é que a  amamentação precisa ser ensinada. Há muitas pessoas que não amamentam por ignorar seus valiosos benefícios; por não saberem como amamentar, ou até quando amamentar, ou por ter aprendido conceitos totalmente estereotipados ou até errados sobre a amamentação. Por isso o investimento na mudança de hábitos, cujo caminho principal é o da  escola. A escola deveria desenvolver um senso crítico sobre a amamentação, de forma que esta atitude  ajude as pessoas, no futuro a fazerem escolhas mais conscientes e saberem de seus direitos.
                Através do ensino formal, os professores podem criar atividades que incentivem o aleitamento materno. Isto, desde bem  pequenino. Exemplo disso é um material pedagógico que distribuímos nas escolas. Trata-se de uma cartilha em que as crianças interagem em jogos que envolvem bichinhos amamentando. São pequenos atos que vão criando uma cultura da amamentação. Estas crianças serão pais e mães no futuro. Na puberdade e adolescência, embora os jovens, de longe, pensem na amamentação, a realidade têm mostrado que o índice de gravidez nesta fase tem aumentado, daí, mais uma vez,  a importância em se trabalhar com este tema. Na universidade, temos conhecimento de disciplinas no currículo voltadas exclusivamente para o aleitamento materno.
                Sem contar que as pesquisas mais atuais sobre amamentação, estão mostrando a sua relação com o desenvolvimento cognitivo. Assim, crianças que foram amamentadas até o fim do segundo ano, mostraram melhor desempenho escolar do que as que não foram. Além disso, outras conclusões que as pesquisas têm mostrado: a amamentação propicia o ótimo desenvolvimento cerebral por meio dos nutrientes e da interação, o leite materno protege os bebês de enfermidades que podem causar desnutrição e dificuldades de aprendizagem e audição; assegura interação freqüente e expõe o bebê à linguagem, ao comportamento social positivo e estímulos importantes e, finalmente, a de que a amamentação desenvolve maior agudeza e enfoque visual levando à melhor disposição à aprendizagem e à leitura.
                E claro também, que não aprendemos apenas dentro da sala de aula, o ensino informal é outro meio pelo qual aprendemos as coisas. A conversa com a vizinha, a atenção às atitudes dos pais, a consulta ao médico, ao dentista, a mensagem da propaganda, o comportamento dos atores das novelas, os outdoors da cidade, o comportamento dos políticos, etc, são alguns dos exemplos de  formas pelas quais absorvemos a vida em sociedade. Os meios de comunicação, também deveriam veicular mensagens positivas, sem informações errôneas e preconceituosas.
              A amamentação é um ato de amor e um momento que você vai estar em sintonia com o seu bebê...toque, sinta o calor de seu corpinho, cubra-o de afeto e carinho neste momento. Olhe para seu bebê, sorria  e mostre o quanto ele é querido e amado.

Um comentário:

  1. Adorei o post. Estou vivendo amamentação e apesar de esse começo ser cansativo pelo sono interrompido, é uma experiência fantástica e prazerosa! Essa troca de afeto com bb alimenta a alma da gente com o mais puro amor. Não dó p bb, mas para a mãe Tb faz mto bem. Sempre quis amamentar e estou realizada estar conseguindo! Conheci teu blog pelo teu comentário no blog da Pris!
    Beijos
    Nessa ww.babydanessaedobeto.blogspot.com

    ResponderExcluir