"Quem olha para fora sonha,
Quem olha para dentro acorda"
(Jung)

terça-feira, 22 de março de 2011

DICA: As partes do leite materno


Se você deixar uma mamadeira com leite materno descansar por uma hora, ele se separa em tres partes: de cima para baixo, você verá um líquido progressivamente mais grosso. É assim que seu leite é enquanto o bebê suga:
Primeiro 5-10 minutos: Ele é parecido com a espuma do leite. Penso nele como se fosse uma sopa, porque satisfaz a sede do bebê. É rico em oxitocina, o memo hormônio liberado durante o ato sexual e que, na mamada afeta mãe e bebê: a mãe fica bastante relaxada, semelhante a sensasão posterior ao orgasmo, e o bebê fica sonolento. Esta parte do leite também apresenta bastante parte de lactose.
Depois de 5 a 8 minutos de mamada: Mais parecido com a consistencia do leite normal, é rico em proteínas, o que é bom para os ossos e desenvolvimento do cérebro do bebê.
Depois de 15 a 18 minutos de mamada: Este é o leite grosso e cremoso e é nele que estão todas as gorduras boas. É a "sobremesa" que ajuda o bebê a ganhar peso.

Por isso é tão importante a paciência para que o bebê mame o tempo necessário  para adquirir todas as proteínas necessárias e não fique apenas "chupetando" (modo que as mamães expressam quando o bebê pega no peito por minutos e larga)

Um comentário:

  1. Muito interessante! E muito explicativo esse texto!
    Só sei que quero amamentar meus gêmeos, mas tenho medo de não conseguir, de não fazer a pega correta pois meus bicos dos seios são pequenos, de não ter leite suficiente para os dois...
    Tento não pensar muito nisso agora se não vou enlouquecer, vou deixar a natureza me ensinar.
    Bjs

    ResponderExcluir